3 de outubro de 2012

Michael Jackson e suas visitas ao Brasil

O grande Rei do Pop, Michael Jackson, esteve três vezes no Brasil

A primeira vez em que Michael veio ao Brasil foi em setembro de 1974, quando se apresentou com os irmãos no então grupo Jackson 5, durante uma turnê pela América Latina. 

Na época ele tinha apenas 16 anos, e foi a 5 capitais brasileiras, apresentando-se em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de se apresentar para a Rede Tupi. 

Abaixo, veja o vídeo recuperado pela TV Globo em 2009. O grupo performa "Never Can Say Goodbye" e Michael sola "Ben":



A segunda vez foi em outubro de 1993 na ocasião Michael fez dois shows com os ingressos esgotados no Estádio do Morumbi, pela Dangerous World Tour. O cantor retornou ao país já conhecido como o "rei do pop". 

Michael visitou o Playcenter (foto abaixo) e uma fábrica de brinquedos (a da Estrela), quando um dos veículos de sua comitiva atropelou dois irmãos.



Michael visitou o rapaz que havia sido atropelado (foto abaixo), quando chegara, Michael viu que o rapaz tinha quebrado a perna. 

Muitos comentários surgiram na internet de que a Rede Globo teria os direitos autorais da apresentação inteira de Michael no Morumbi. Muitas versões piratas da apresentação estão disponibilizadas na internet. As duas primeiras músicas do setlist: "Jam" e "Wanna Be Startin' Somethin'" foram as únicas músicas disponibilizadas oficialmente. 

Veja no vídeo abaixo a repercussão da TV Cultura sobre a Dangerous tour no Brasil:




Na sua última passagem pelo Brasil, Michael gravou o clipe da canção "They Don't Care About Us", do álbum "HIStory - Past, present and future - Book I" de 1995, no Pelourinho, em Salvador (BA) e na Favela Dona Marta na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O vídeo foi dirigido por Spike Lee. Que trouxe MJ a terras tupiniquins. Além do vídeo do single no Brasil, o diretor, gravou uma versão na prisão para a canção.


Na capital baiana Michael convocou a banda afro Olodum para tocar percussão pelas ruas do Pelourinho. Veja algumas cenas de making-of de "They Don't Care About Us" Brazil and Prision version:


Nenhum comentário:

Postar um comentário