5 de outubro de 2012

Hoje na HIStória: Michael lançava o single "Smooth Criminal"

Em 05 de outubro de 1988, Michael Jackson lançava "Smooth Criminal", que é o sétimo single do seu sétimo álbum de estúdio em carreira solo, Bad, de 1987.


O videoclipe de "Smooth Criminal" é parte do filme Moonwalker, no qual o cantor aparece de terno e chapéu brancos exibindo passos de dança extremamente inovadores e se unindo a mafiosos num bar. A canção pertenceu às playlists das turnês Bad World Tour (de 1988), Dangerous World Tour (de 1992/93), HIStory World Tour (de 1996/97) e também seria performada em This Is It (de 2009). Alcançou o topo das paradas na maioria dos países do globo, incluindo praticamente toda a Europa, os EUA, o Japão e a Austrália.

O vídeo da canção foi eleito o melhor vídeo musical em 1989 pelo Brit Awards.


"Smooth Criminal" foi desenvolvida especialmente para o musical Moonwalker. Na sequência em que Michael canta a música no filme, ele deve salvar uma garotinha (Katie) das mãos de um perigoso vilão (Mr. Big). 

A sequência foi reduzida para um videoclipe curto chamado "Smooth Criminal (Radio Edit)", onde a música é apresentada em sua versão curta, ou seja, na versão que consta no álbum e que é exibida pelas rádios do mundo todo. 

A letra da canção conta a história de Annie, uma jovem que é atacada em seu apartamento por um assassino. A canção por pouco não entrou na "track list" oficial de Bad. A primeira versão era conhecida como "Al Capone" e tinha como enredo o estilo de vida gangster. Essa versão escrita em 1985, foi retrabalhada em 1986 e virou Smooth Criminal. 

O estilo de Jackson de dançar e se vestir no videoclipe dessa canção fez parte do enredo do jogo Michael Jackson's Moonwalker, lançado pela Sega. Michael performou a canção na segunda etapa da turnê Bad World Tour e também na HIStory World Tour. Mas foi na Dangerous World Tour que Jackson consagrou a música de vez a arte do espetáculo. 

Executando-a com total flexibilidade e passos robóticos, Michael fez de Smooth Criminal o ponto alto do show Dangerous, principalmente a parte do The Lean, truque onde inclina o corpo em 45º sem tirar os pés do chão.


Michael incluiu a canção nas turnês: "Bad World Tour" (1988-1989), passando por "Dangerous World Tour" (1992-1993), "HIStory World Tour" (1996-1997) e também iria performá-la na This Is It Tour (2009-2010), todas apresentando diferentes versões: 

Na Bad World Tour, onde a faixa foi incluída somente em parte da turnê, Jackson apenas vestiu o paletó bege e o chapéu por cima do figurino; Mas foi somente na Dangerous World Tour que Michael fez ao vivo, o famoso "The Lean", a inclinação de 45º, desafiando a gravidade. Já na HIStory World Tour que a faixa parecia ter uma atenção mais especial. Com figurino próprio, que incluia o já famoso chapéu e paletó - e uma camisa azul e gravata branca por baixo, com modicações em relação à turnê anterior. 

Michael também iria performar a música na turnê de This Is It onde MJ usaria o traje completo (que só foi usado do clipe especial), além de um novo "The Lean", no qual, Michael inclinaria junto com seus dançarinos sem que as luzes se apagassem. Mas a turnê foi cancelada devido a morte do cantor. Foi criado inclusive um video interlude de Smooth Criminal especialmente para a turnê.


Assista a versão completa do clipe de "Smooth Criminal" em alta definição:

Desempenho nas paradas 

A canção teve um bom desempenho nas paradas de todo o mundo, entrando nas paradas em três anos, 1988, 2006 e 2009. O número 1 foi alcançado na Bélgica, Holanda, Dinamarca e Israel em 1988/89. 

Em 2006, chegou ao topo na Espanha. Nos Estados Unidos, chegou à posição 7 na Billboard. Na parada mundial em 1988, ficou em 2º lugar por impressionantes sete semanas consecutivas atrás de Phil Collins com "Two Hearts". 

Em 2009, com a morte do ídolo, a canção voltou a vender no mundo e chegou à 15ª posição com 154 mil pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário