28 de maio de 2012

Conheça os "Tour Programmes" da Bad World Tour

A "Bad World Tour" foi a primeira turnê mundial solo do Rei do Pop, Michael Jackson. A "Bad Tour" como é mais conhecida, iniciou-se em 12 de setembro de 1987 em Tóquio e terminou um ano e meio depois em 27 de janeiro de 1989 nos EUA. Visitou quatro continentes, passou por 55 cidades em 15 países, num total de 123 shows ao redor do mundo.


Toda mega turnê tem um livreto, chamado lá nos EUA como "Tour Programmes", onde estão inseridas, fotos do artista em seu último lançamento, ou até fotos do show e informações de locais do show, curiosidades, equipe técnica, banda, tudo o que envolve a nova turnê do astro. A "Bad World Tour" não foi diferente, Michael Jackson, teve (que se conhece hoje) 5 souvinirs, para a turnê. Conheça todos eles:

1. Esse foi exclusivo para a passagem (e início) da "Bad World Tour" no Japão, que ganhou até outro nome por lá, era "Michael Jackson - Japan Tour '87". Esse livreto vinha com fotos do curta-metragem de "Bad" e "Smooth Criminal" e algumas fotos pessoais de Michael. Patrocinada pela Pepsi e pela grande empresa de telecomunicações japonesa, NTT. Veja a capa e o interior:


2. Após dois meses da turnê no Japão (setembro e outubro), Michael foi para a Oceania, mais precisamente na Austrália, onde fez 5 shows, durante o mês de novembro de 1987. Por questão de continuidade e não estar mais na Ásia (o alfabeto oriental diferente), a MJJ Productions refez o livreto, pôs outra capa e colocou novas informações. Esse programme é o menos conhecido, veja a capa:


3. No novo ano que viria, 1988, o próximo destino de Michael Jackson e sua "Bad Tour" era a América do Norte, por isso o livreto ganhou um novo design, muito moderno pra época e com tudo de novo que viria a acontecer nos shows (pois começava a 2º parte da turnê). Novas imagens foram adicionadas, dos curtas de "Bad", "Smooth Criminal" e "Leave Me Alone", além de novas fotos do show, fotos pessoais e ensaios fotográficos de Michael na China. Veja a capa e o interior:


4. Esse "programa do show" foi utilizado exclusivamente para uma ocasião especial, foi um concerto privado para arrecadar fundos para a "United Negro College Fund" (colégios e faculdades privadas de negros que não tenham condições de ingressar em outras comuns). O show foi a 3 de março de 1988 (o terceiro show da turnê nos EUA) em Nova York no Madison Square Garden e tinha grande apoio da Pepsi, veja a capa:


5. E por fim, o mais conhecido entre os fãs e que estará na Edição Deluxe de "Bad 25" este ano. Foi feito para a passagem da "Bad World Tour" na Europa a partir de Maio de 1988 e continuou na volta da turnê ao Japão e foi até o último show em Los Angeles (EUA) em 1989. Veja a capa e o interior:

Um comentário: