30 de novembro de 2012

Rick Bonadio comenta impacto de Thriller no mundo da música

Um dos discos mais emblemáticos da história do pop, ‘Thriller’ completa hoje 30 anos e permanece como referência para as novas gerações da música, acumulando mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Repleto de hits, como ‘Billie Jean’, ‘Beat It’ e a faixa homônima, o álbum de Michael Jackson ainda serve de inspiração para muita gente da cena musical, como é o caso de Rick Bonadio.


Com trabalhos ao lado de bandas do naipe de NX Zero, Charlie Brown Jr. e Mamonas Assassinas e milhões de discos vendidos, o produtor é um dos mais bem sucedidos do Brasil nos últimos 15 anos. Fã de ‘Thriller’, Rick relembra a primeira vez que ouviu a obra, ainda na adolescência, e o que ela representa na sua carreira. “O que mais lembro é a quantidade de músicas boas e do som – os vocais, backings e arranjos. Chapei! Me influenciam até hoje na minha carreira”. 

Fora o talento do músico, o sucesso do álbum também é creditado ao produtor veterano Quincy Jones, que já havia trabalhado com Jackson no disco “Off The Wall”. “Ele sempre foi um visionário e junto com o Michael pôde colocar em prática ideias que eram impensáveis para outros artistas. Quando a gente tem uma figura forte no mercado, dá para inventar moda como produtor, a chance de aceitação é sempre maior”.

Além da repercussão de sua música, ‘Thriller’ também estourou na televisão e Bonadio não deixa de lembrar o impacto do vídeo da música título na história dos clipes. “Acredito que foi ele que colocou o balé nos videoclipes de uma maneira muito destacada, além do formato curta-metragem. Hoje, os clipes são o que são graças também ao sucesso do ‘Thriller’. 

No cenário atual, o produtor brasileiro acredita que certos artistas perpetuam o legado do rei do pop na função de multiartistas, que assim como Jackson participam de todo o processo criativo de um álbum, desde a composição, passando pela produção do disco até a criação de coreografias para os shows. “O Michael foi um dos pioneiros, junto com o Prince, nesse aspecto. Hoje, o Bruno Mars, Lenny Kravitz e Jay-Z também fazem de tudo um pouco e criam coisas novas”.

Para finalizar, Bonadio revela sua faixa favorita do álbum e a impressão que este deixou em sua memória. “O ponto alto pra mim é ‘Beat It’ a mistura do rock com o R&B é perfeita ali. É um disco repleto de hits, com um artista fabuloso à frente”.

Do RadioUOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário