12 de outubro de 2012

Hoje na HIStória: Michael Jackson lançava os singles promocionais "Speed Demon" em 1989 e "This Is It" em 2009

"Speed Demon" é um canção de funk de Michael Jackson para o álbum "Bad". Era para ser o último single a ser lançado do álbum, mas acabou sendo cancelado. Ainda assim alguns exemplares foram lançados nos Estados Unidos conseguindo pouco sucesso comercial. O single promocional foi lançado em 12 de outubro de 1989.


Segundo Quincy Jones, Michael escreveu a música depois de receber uma multa de trânsito por andar em alta velocidade, pois estava atrasado para uma sessão de gravação em estúdio. Jones o incentivou escrever algo sobre o episódio e assim nasceu Speed Demon, que fala exatamente sobre isso. A canção foi lançada como um single promocional independente, por isso não é citado como um single do álbum Bad


A canção assim como a maioria das faixas de Bad, é um funk, que lembra muito as composições de Stevie Wonder. Nela predomina um solo de metais e um acompanhamento de teclados. No final da canção MJ faz vários tipos de ruídos bucal, inclusive seus gritinhos "Aoow", sua marca registrada. "Speed Demon" nunca foi performada ao vivo.


O videoclipe de "Speed Demon" aparece no filme Moonwalker, estrelado por Jackson em 1988. O video foi dirigido por Will Vinton. No vídeo Jackson transforma-se no coelho Spike, para tentar escapar do assédio de seus fãs. 

Ele ainda transforma-se em várias celebridades como Sylvester Stallone, Tina Turner e Pee-wee Herman. No final Jackson e o coelho dançam, um desafiando o outro. Logo depois um policial (interpretado por Clancy Brown) diz que ele está em uma zona em que é "proibido dançar a là Jackson". 

Sarcasticamente o policial pede um autógrafo a Jackson na multa. Os críticos observaram que o clipe é uma sátira a vida de Jackson, suas tranformações no video dizem respeito as plásticas, e o coelho Spike é seu próprio ego. Assista o curta de "Speed Demon" abaixo:



______________________________________________________

"This Is It" é um single lançado pela Sony Music para a coletânea Michael Jackson's This Is It, do cantor Michael Jackson, com backing vocal do grupo The Jacksons. A canção foi escrita na década de 1980, em uma parceria de Michael e Paul Anka. Em 2010, foi indicada ao Grammy de melhor performance vocal pop masculina, cuja exibição aconteceu no dia 13 de fevereiro de 2011.


A canção foi lançada no site oficial de Michael Jackson no dia 12 de outubro de 2009, para promover a coletânea homônima lançada no dia 26 de outubro como trilha sonora do filme Michael Jackson's This Is It.


"This Is It" gerou muita polêmica na semana de seu lançamento, a começar pela estratégia de segurança que a música sofreu: Para ser postada no site da gravadora, foi planejado um super esquema de segurança, que contou com um carro forte para o transporte da canção até a sede da Sony Music. 

Dias após sua divulgação, veio à tona um fato inesperado: A faixa não era necessariamente inédita, pois em 1991 foi lançada pela cantora Sa-Fire, além de que tratava-se de uma gravação caseira que Michael nunca planejou lançar. A Sony apenas a lançou porque, coincidentemente, continha o mesmo nome do filme sobre Jackson lançado àquele ano, sendo um diferencial para o álbum da trilha sonora.


No dia 27 de dezembro de 2009, um clipe da música produzido por Spike Lee foi lançado pelo site de vídeos You Tube. Nele, aparecem fotos e vídeos de MJ desde pequeno, da época que integrava os Jackson 5 até a fase adulta. Em emissoras como MTV e VH1, foi executado raras vezes. Assista-o abaixo:


Nos charts mundiais, a canção póstuma de Michael Jackson teve um desempenho satisfatório, principalmente pelo fato de não possuir um videoclipe lançado nos canais de música como VH1 e MTV. No Brasil, ela atingiu em sua terceira semana de lançamento a 14ª posição, o que foi seu pico no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário