11 de setembro de 2012

Conheça mais sobre as canções "What More Can I Give" e "Todo Para Ti"

Em 1999, após o término da Guerra do Kosovo (conflitos armados na província sérvia que duraram 03 anos) Michael Jackson propôs o chamado MJ & Friends com a meta de arrecadar fundos para a reconstrução do território. Uma das músicas que deveriam ser apresentadas no evento seria What More Can I Give, uma espécie de We Are The World dos novos tempos.

O projeto falhou no fim da década de 90 e foi tentada uma retomada após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. A meta: arrecadar $50 milhões de dólares para as inúmeras entidades dedicadas às vítimas e famílias do atentado terrorista. Na época, uma versão em espanhol da canção foi também feita para atingir os povos da América Latina: Todo Para Ti.

Michael no especial "United We Stand" em 21 de setembro de 2001
A versão em inglês é liderada por Michael Jackson e Celine Dion, enquanto a versão em espanhol, aparentemente, é por Ricky Martin e Gloria Estéfan.

Michael Jackson foi inspirado a escrever a canção depois de conhecer o, até então presidente da África do Sul, Nelson Mandela em 1999. Ele comentou que a canção visava "encontrar estímulo na trilha de ataques sob a América para criar um senso de União Global em face da grande violência e assassinatos em massa" que ocorreram na época.

Capa do single feito pelo artista brasileiro Romero Britto
What More Can I Give nunca foi comercialmente lançada devido a um conflito entre Michael Jackson e a Sony Music. A gravadora acreditava que seria gerado um conflito de marketing entre o álbum Invincible (recém-lançado por Jackson na época). Contudo, meses depois do lançamento de Invincible, a Sony ainda se recusava a lança-lo.

O single teve vários respiros e, por vezes, teve seu lançamento adiado ou boicotado. A última tentativa ocorreu em 2003, durante a cerimônia de apresentação do Radio Music Awards, onde Michael Jackson foi condecorado com o "Humanitarian Artist Award" por Beyoncé Knowles. A presentação do vídeoclipe (com novas imagens) foi exibido ao público e aplaudido de pé por todos.

Veja abaixo o clipe de "What More Can I Give" e um vídeo de "Todo Para Ti":


Nenhum comentário:

Postar um comentário