21 de março de 2012

Em 1997, Michael lançava o single "Blood On The Dance Floor"

"Blood on the Dance Floor" foi lançada em 21 de março de 1997 como single do álbum Blood on the Dance Floor - HIStory in the Mix, no ano de 1997. A música foi produzida para o álbum Dangerous, entretanto ela não foi escolhida na seleção final do disco e acabou ficando de fora do mesmo. Foi a única música do álbum de remix a entrar para a HIStory World Tour.


Teddy Riley sugeriu o título da canção a Michael em 1991, enquanto ele gravava o álbum Dangerous. Os dois compuseram a canção juntos. A intenção de Riley era que a música fosse incluída em Dangerous como faixa-bônus. Entretanto, Michael se recusou a adicioná-la, afirmando que o álbum já estava completo. Anos mais tarde, Riley não gostou de não ter sido chamado para "atualizar" a canção, alegando que a canção estava "velha demais" para o ano em que foi lançada. A canção tem uma mistura inusitada de ritmos já explorados por Michael como rock, funk e New Jack Swing. Na faixa Jackson usa todas as suas marcas vocais.

A canção fala de uma mulher predatória chamada "Susie", que tenta seduzir Michael ao mesmo tempo em que conspira contra ele usando uma faca. Na verdade, "Susie" é uma metáfora para a AIDS. O videoclipe explora ao máximo a história contada na letra da música.



Lançado como primeiro single de "Blood on the Dance Floor - HIStory In The Mix", foi o único single do álbum nos EUA, onde o Dance já não fazia tanto sucesso como antes. Entretanto, na Europa, a música fez um sucesso razoável e portanto decidiu-se lançar um segundo single para o álbum. Para se ter uma ideia, a canção foi #1 na Espanha e no Reino Unido, enquanto nos E.U.A ela foi #42. A música também foi #1 na Nova Zelândia, #2 na Noruega, Suécia e na Finlândia e #5 na Austrália e na Suíça.

Videoclipe

O clipe da canção foi dirigido por Michael Jackson e Vincent Paterson. Contava com a participação de Sybil Azur como Susie. O clipe explora ao máximo a sensualidade de Michael Jackson, e tem um estilo meio latino. Existem três versões diferentes do clipe, a original presente no DVD Number Ones, a versão "Refugee Camp Mix" do DVD History e uma versão com camera em 8 milímetros. Jackson tinha adorado a última versão, mas a Sony se recusou a lançá-la. O video ganhou o Brazilian TVZ Video Award de "Melhor vídeo internacional do ano". Assista abaixo o vídeo de "Blood On The Dance Floor":

Nenhum comentário:

Postar um comentário