23 de janeiro de 2012

Hoje na HIStória: Michael lançava o single "Thriller"

Em 23 de janeiro de 1984, Michael Jackson lançava "Thriller", o último single do álbum de mesmo nome. O single chegou ao quarto lugar nos Estados Unidos e ao décimo lugar no Reino Unido.


Depois de todo o sucesso do álbum Thriller, que Michael havia lançado em 1982, estava na hora de escolher o que seria o último single. A essa altura o álbum já era o mais vendido no mundo todo, e Michael o músico mais bem pago do planeta. Foi nessa época que ele fechou o acordo de patrocínio com a Pepsi

Todavia, Michael não poderia escolher outra canção que não a faixa-título para lançá-la como single, visto que das que ele ainda não havia lançado (Baby Be Mine e The Lady In My Life) Thriller era a mais adequada.
Escrita por Rod Temperton e produzida por Michael e Quincy Jones, Thriller inicialmente iria se chamar "Starlight". Em virtude da mudança da letra e consequentemente do título, Quincy convidou o ator Vincent Price, famoso por suas participações em filmes de terror, para participar da canção.

 Dessa forma, Vincent gravou um rap fantasmagórico para a música, que depois de editado foi incluído na mixagem final. O rap na íntegra acabou sendo adicionado no relançamento de Thriller, em 2001.



Influenciado pelo sucesso dos vídeos de "Billie Jean" e "Beat It", Michael resolveu convidar o cineasta John Landis para dirigir o clipe. O videoclipe se inicia com um prólogo no qual está uma frase atribuída a Michael Jackson que na época era Testemunha de Jeová: "Due to my strong personal convictions, I wish to stress that this film in no way endorses a belief in the occult.'" (em português: "Em função de minhas fortes convicções pessoais, quero enfatizar que este filme de forma alguma endossa uma crença no oculto").

O enredo começa com Michael e sua namorada (Ola Ray) passeando até que a gasolina do carro acaba. Os dois vão caminhar por uma mata até que Jackson a pede em noivado. Ela aceita e ele então resolve contar a ela um segredo. Entretanto, antes que Jackson consiga falar, uma lua cheia aparece no céu e ele se transforma em um terrível lobisomem. Depois de uma perseguição pela floresta, a cena se abre e percebe-se que a história na verdade era um filme chamado Thriller e estrelado por Vincent Price. Assustada, a namorada de Jackson sai do cinema e ele a segue. 

Na rua, Michael canta boa parte da canção. Os dois passam em frente a um cemitério e zumbis começam a sair de suas covas. Eles seguem o casal, que se vê cercado por eles. De repente, Michael também se transforma em zumbi. Começa aí uma sequência de danças complexas que dura boa parte do vídeo. Logo depois Michael se une aos zumbis e continua a perseguir sua namorada. Cercada por eles, ela acorda e percebe que tudo foi um sonho. Michael então vai levá-la para o quarto, mas quando ele vira o rosto para trás vê-se que os olhos deles ficaram amarelos, assim como os do lobisomem no começo do filme.

  •  A repercussão foi tanta que gerou uma fita cassete chamada Making Michael Jackson's Thriller, onde além de incluir a versão completa do vídeo ainda inclui o making-of. A fita vendeu 9 milhões de cópias e entrou para o Guiness como o vídeo mais bem sucedido do mundo, até ser superado pelo filme Titanic em 1997. Assista abaixo o vídeo de Thriller:

Nenhum comentário:

Postar um comentário