O grande hit de Michael Jackson “Black or White” surgiu como uma espécie de resposta. A mudança de cor da sua pele de Michael era a cada dia mais questionada pela imprensa e havia boatos de que ele teria mudado a cor de sua pele propositalmente através de um tratamento intensivo com hidroquinona. Para os jornais, essa era uma excentricidade de Michael. Entretanto, na verdade o astro sofria de vitiligo, uma doença na qual ocorre a destruição total (ou parcial) dos melanócitos.
Durante anos Michael tentou esconder o caso usando uma maquigem escura, da cor que era sua pele antes da doença. Os primeiros sinais de que sua pele estava ficando mais clara aparceram em 1979 e foram descobertos por seu dermatologista. O astro afirmou que teve pouco tempo para tratar o problema devido a promoção do seu álbum Off The Wall. Anteriormente a doença também se manifestou em um tio seu, o qual não tratou a doença e consequentemente ficou parcialmente branco.
Ainda hoje, muita gente realmente crê que Jackson mudou a cor de sua pele propositalmente, Black or White é uma resposta para as pessoas que acreditam nisso. Black or White figura entre uma das canções mais polêmicas de Michael, primeiro devido a sua letra que soa como um desabafo e depois pelo seu videoclipe controverso. O videoclipe tem a participação do então astro-mirim Macaulay Culkin, e faz menção a diversas culturas e raças, passando por vários lugares no mundo e no final passam pessoas de várias raças se transformando uma na outra através do “efeito morfo”, inédito na época. Nos EUA, o videoclipe foi exibido simultaneamente nos canais MTV, BET, VH1 e FOX e no Brasil o vídeo foi exibido no Fantástico, da Rede Globo.

Assim que o vídeo acabou, todos ficaram chocados com estes minutos finais do vídeo. O trecho foi considerado muito violento e novamente a mídia transformou em uma polêmica sensacionalista, o que fez Michael ir a público para pedir perdão pelo vídeo.
Michael resolveu cortar os quatro minutos finais do vídeo, para os canais de TV. Em seu comunicado oficial ele afirmou:
"Entristece-me pensar que 'Black or White' poderia influenciar qualquer criança ou adulto a ter um comportamento destrutivo. Eu sempre tentei ser um bom exemplo e, portanto, fiz estas mudanças para evitar qualquer possibilidade de, inadvertidamente, afetar o comportamento de qualquer indivíduo."

Muitos ainda acusaram de expor sua sensualidade, principalmente na cena onde ele fecha o zíper da calça depois de fazer movimentos considerados obscenos na época, alguns interpretaram como um ato de masturbação.

Há também algumas homenagens a cultura pop americana, como na dança sobre o bueiro, onde Jackson homenageia a famosa cena de Marilyn Monroe e também a cena onde ele sapateia sobre a calçada molhada, lembrando as cenas de Gene Kelly no filme Cantando na Chuva. No final há uma referência a série animada de TV Os Simpsons, da qual Michael era fã assumido.
Michael só assumiria publicamente que sofria de vitiligo numa entrevista concebida a Oprah em 1993, dois anos após o lançamento da música. A doença até então era parcialmente desconhecida pelo mundo todo, sendo Jackson o maior divulgador da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário