13 de janeiro de 2011

Especial Álbum: Thriller


Thriller é o sexto de álbum de estúdio de  Michael Jackson. Foi lançado em 30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência a Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público. Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o pop, soul, R&B, rock e o pós-disco.
As sessões de gravação ocorreram entre abril e novembro de 1982, nos Estúdios Westlake, em Los Angeles, CA, com um orçamento de 750.000 dólares, e o auxílio do produtor Quincy Jones. Jackson compôs quatro das nove faixas de Thriller. Em pouco mais de um ano, o álbum se tornou - e continua a ser, até 2011 - o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas por diversas fontes entre 65 e 110 milhões de cópias ao redor do mundo, além de ser o álbum mais vendido da história dos Estados Unidos. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100,parada de sucessos da revista americana Billboard. O álbum conquistou um recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984. O livro Guinness dos Recordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 140 milhões de pessoas até 2006.
Thriller solidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim do século XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas aparições na MTV e encontros com o presidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum foi o primeiro a usar com sucesso o videoclipe como ferramenta promocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e "Beat It" eram exibidos constantemente na MTV, e foram considerados "inovadores" para a época.

Canções Arquivadas
  • Al Capone (Michael Jackson/Rod Temperton)
  • Buffalo Bill (Michael Jackson)
  • Circus Girl (Mick Sembello/Don Freeman)
  • Got The Hots, posteriormente incluida [na edição Japonesa] de Thriller 25th Anniversary Edition (Michael Jackson/Quincy Jones)
  • Hot Street (Autor Desconhecido)
  • Nite Line (Autor Desconhecido)
  • Starlight, versão primitiva de Thriller (Rod Temperton)
  • Tomboy (Quincy Jones/Michael Jackson)
  • Trouble (Autor Desconhecido)
  • Who Do You Know? (Autor Desconhecido)
  • For All Time (Michael Sherwood/Steve Porcaro)

Edição Especial

A Epic lançou, em outubro de 2001, uma edição especial de Thriller celebrando os 30 anos de carreira solo de Michael Jackson. As canções "Someone In The Dark" – gravada em 1982 para a trilha-sonora de E.T. O Extraterrestre - e "Carousel" - inédita, até então - foram incluídas como faixas bônus. Entre outras raridades, a gravação demo de "Billie Jean" e os bastidores da locução de Vincent Price para a faixa-título, incluindo um trecho do rap não incluído na mixagem final da canção.

O álbum ainda recebeu capa dura de luxo, com uma foto de Michael diferente da original. O encarte de Thriller também foi modificado, incluindo fotografias do acervo pessoal do astro.

Edição de Aniversário

 Em 12 de Fevereiro de 2008, a Epic lançou uma edição especial dos 25 anos do álbum Thriller. A tracklisting segue a mesma do original e traz uma nova capa holográfica, além de remixes com participações de Fergie, Akon, Will.I.Am e Kanye West.


Adicionalmente, a gravadora aposta em Edições Limitadas que, além do conteúdo do novo CD, também traz um DVD reunindo os vídeos musicais da época (restaurados digitalmente) e a histórica performance de Michael Jackson no especial de TV Motown 25: Yesterday, Today, Forever;
Michael Jackson, em virtude dessa edição especial de aniversário de Thriller, envia, através do novo encarte, uma mensagem especial para seus fãs. Além disso, um livreto com 48 páginas coloridas abrigam letras das canções e fotos raras, assinadas por Dick Zimmerman, Matthew Rolston & Harrison Funk.
 

Prêmios

  • 1983 Billboard Awards
  1. Álbum Pop (Thriller)
  2. Cantor Pop
  3. Álbum R&B (Thriller)
  4. Cantor R&B
  5. Álbum Pop Solo
  6. Álbum Pop Solo Masculino
  7. Compactos Pop Solo
  8. Compactos Pop Solo Masculino
  9. Álbum R&B Solo
  10. Compactos R&B Solo
  11. Cantor Dance/Disco
  12. Compacto 7" Dance/Disco ("Billie Jean")
  13. Compacto 12" Dance/Disco ("Beat It")
  • 1983 American Music Awards
  1. Prêmio Especial por Mérito (Thriller)
  2. Álbum Pop/Rock (Thriller)
  3. Álbum Soul/R&B (Thriller)
  4. Cantor Soul/R&B
  5. Cantor Pop/Rock
  6. Compacto Pop/Rock ("Billie Jean")
  7. Vídeo Pop/Rock ("Beat It")
  8. Vídeo Soul/R&B ("Beat It")
  • 1983 Grammy Awards
  1. Álbum do Ano (Thriller)
  2. Gravação do Ano ("Beat It")
  3. Cantor Pop Solo Masculino (Thriller)
  4. Produtor do Ano (Thriller)
  5. Melhor Vocal Rock Masculino ("Beat It")
  6. Melhor Vocal R&B Masculino ("Billie Jean")
  7. Compacto R&B ("Billie Jean")
  8. Gravação Infantil (E.T., o Extraterrestre)
  • 1984 Grammy Awards
  1. Vídeo do Ano ("Thriller")

Nenhum comentário:

Postar um comentário